quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Penélope

Sim porque ele nunca fez uma coisa dessas de pedir pra ganhar o cafe na cama com dois ovos desde o hotel City Arms quando ele ficava fingindo que ficava de cama com uma voz de doente se fazendo de sua alteza pra se fazer de interessante pra aquela velha coroca da senhora Riordan que ele achava que tinha bem na palma da mao e ela nunca deixou um tostao pra gente tudo pra missas pra ela e a alma dela a maior maodevaca do mundo sempre foi tinha medo até de gastar 4p pro alcool metilado dela me contando todas as mazelas ela tinha era conversa de velho demais sobre politica e terremotos e o fim do mundo deixa a gente se divertir um pouco antes Deus que ajude o mundo se todas as mulheres fossem do tipo dela malhando os maios e os decotes e claro que ninguem queria que ela usasse eu imagino que ela era toda santa porque homem nenhum ia olhar pra ela duas vezes espero que eu nunca fique que nem ela era de se admirar que ela nao quisesse que a gente cobrisse o rosto mas era uma mulher bem educada com certeza e aquele palavrorio dela de senhor Riordan pra ca e senhor Riordan pra la imagino que ele ficou foi feliz de se ver livre dela e o cachorro dela cheirando o meu casaco de pele e sempre fucando pra entrar debaixo da minha anagua especialmente naquela epoca ainda assim eu gosto disso nele educado com as velhinhas desse jeito e os garcons e os mendigos tambem ele nao e orgulhoso a toa mas nao sempre se algum dia ele realmente tiver alguma coisa seria de verdade com ele e muito melhor pra eles ir pra um hospital com tudo limpinho mas eu imagino que eu ia ter que martelar isso nele por um mes sim e ai a gente ia ficar com uma enfermeira de hospital assim que eu piscasse e deixar ele por la ate eles expulsarem ou uma freira quem sabe que nem a foto safada que ele tem ela e tao freira quanto eu sou sim porque eles sao tao fracos e choraminguentos quando estao doentes eles precisam de uma mulher pra ficar bons se o nariz dele sangra voce era capaz de pensar que era O uma tragedia e aquela com a cara de moribundo saindo da Circular Sul quando ele torceu o pe na festa do coral no morro do PaodeAcucar no dia que eu estava com aquele vestido a senhorita Stack trazendo flores pra ele as piores e mais velhas que ela consegui achar no fundo do cesto tudo mas tudo mesmo pra conseguir entrar em um quarto de homem com aquela vozinha de solteirona tentando imaginar que ele estava morrendo por causa dela para jamais voltar a ver teu semblante ainda que ele tivesse mais cara de homem com a barba um pouco crescida na cama o papai era a mesma coisa alem disso eu odeio bandagens e remedinhos quando cortou o dedao do pe com a navalha cortando os calos com medo de pegar tetano mas se fosse o caso de eu estar doente ai e que a gente via que atencao so que e claro que as mulheres escondem pra nao dar todo o trabalho que eles dao sim ele gozou em algum lugar eu tenho certeza pelo apetite dele enfim amor e que nao e se nao ele estaria virado do avesso pensando nela entao ou foi uma dessas mulheres da noite se era la mesmo que ele estava e a historia do hotel que ele inventou um monte de mentiras pra esconder planejando tudo o Hynes me segurou quem foi que eu encontrei ah sim eu encontrei voce se lembra dele o Menton e quem mais quem deixa ver aquele grandao com cara de nene eu vi ele com ele nao tem muito tempo casado flertando com uma moca no miriorama Pooles

***

ele estava dando tudo que podia pra nao cair no sono depois da ultima vez depois que a gente tomou o porto com a carne em conserva ela estava com um belo gostinho salgado sim porque eu tambem estava me sentindo otima e cansada e peguei no sono mais fundo do mundo assim que me estiquei na cama ate aquele trovao me acordar Deus tenha piedade de nos eu achei que o ceu ia cair em cima da gente como castigo quando eu me benzi e disse uma Ave Maria que nem aqueles relampagos horriveis em Gibraltar como se fosse o fim do mundo e ai eles vem dizer que nao existe Deus o que e que voce podia fazer se a coisa estivesse estourando e jorrando por ai nada a nao ser fazer um ato de contricao a vela que eu acendi aquela noite na capela da rua dos frades brancos pelo mes de maio esta vendo ela deu sorte apesar de que ele ia rir disso se ouvisse porque ele nunca vai na igreja pra missa ou reuniao ele diz que a alma da gente que a gente nao tem alma dentro so massa cinzenta porque ele nao sabe o que e ter uma sim quando eu acendi a luz porque ele deve ter gozado 3 ou 4 vezes com aquela coisa imensa vermelhona monstruosa que ele tem eu achei que a veia ou sei la que meleca de nome que aquilo tem ia explodir apesar do nariz dele nao ser tao grande depois de eu tirar todas as coisas com as persianas abaixadas depois de horas me vestindo e me perfumando e me penteando parecia um ferro ou um pe de cabra grosso de pe o tempo todo ele deve ter comido ostra eu acho umas duzias estava com uma voz otima para cantar nao eu nunca em toda a minha vida senti que alguem tinha um daquele tamanho pra fazer voce se sentir bem cheia ele deve ter comido uma ovelha inteira depois que ideia e essa de fazer a gente desse jeito com um buracao no meio ou que nem um garanhao enfiando aquilo em voce porque isso e so o que eles querem da gente com aquele olhar determinado e maldoso eu tive meio que fechar os olhos ainda assim ele nao tem tanta porra assim la dentro quando eu fiz ele tirar e fazer em cima de mim considerando que e grande daquele jeito tanto melhor no caso de um pouco nao ter saido direito com a agua na ultima vez quando eu deixei ele acabar dentro de mim bela invencao que eles fizeram pras mulheres isso de ele ficar com todo o prazer mas se alguem fizesse eles provarem um pouco do remedio eles iam saber o que eu passei com a Milly ninguem ia acreditar ela afiando os dentinhos tambem

***

o Mulvey foi o primeiro quando eu estava na cama naquela manha e a senhora Rubio trouxe pra mim junto com o cafe ela ficou la de pe parada quando eu pedi pra ela me alcancar e eu apontando pra eles eu nao conseguia me lembrar a palavra um grampo de cabelo pra usar pra abrir ah horquilla coisinha velha inconveniente e eu olhando bem na cara dela com aquela mecha de cabelo falso e vaidosa da aparencia feia como era perto dos 80 ou 100 com o rosto que era um punhado de rugas com toda aquela religiao tiranizando porque nunca conseguiu superar a frota do Atlantico chegando com metade dos navios do mundo e a bandeira britanica tremulando com todos os carabineros dela porque 4 marinheiros ingleses bebados tiraram todo o rochedo deles e porque eu nao corria pra missa com frequencia bastante em Santa Maria pra agradar a dita com o xale erguido a nao ser quando tinha casamento com todos os milagres dos santos la dela e a virgem benta preta com o vestido prateado e o sol dancando 3 vezes na manha do domingo de pascoa e quando o padre estava passando com o sino levando o viaticano pros moribundos se benzendo por sua Majestad um admirador ele assinou eu quase cai de quatro eu queria falar com ele quando vi ele me seguindo pela Calle Real na vitrine da loja ai ele so me cutucou quando ia passando mas eu nunca achei que ele ia escrever marcando um encontro fiquei com aquilo dentro do meu corpete de anagua o dia inteiro lendo e relendo em cada canto e em cada buraco enquanto o papai estava no treinamento instruindo pra descobrir pela caligrafia ou a linguagem dos selos cantando eu me lembro sera que eu devo usar uma rosa branca e eu queria avancar aquele relogio velho imbecil pra perto da hora ele foi o primeiro homem que me beijou embaixo do muro mourisco meu namoradinho quando menino nunca entrou na minha cabeca o que representava um beijo ate que ele botou a lingua na minha boca a boca dele era docinha jovenzinha eu encostei o meu joelho nele algumas vezes pra aprender o caminho pra que foi que eu disse pra ele que estava noiva de de sarro do filho de um nobre espanhol chamado Don Miguel de la Flora e ele acreditou em mim que eu devia me casar com ele dali a 3 anos ha muita palavra certa dita alegre ha uma flor que brota algumas coisas eu contei pra ele de verdade sobre mim so pra ele ficar imaginando das espanholas ele nao gostava imagino nao ia ser uma delas que ia ficar com ele eu deixei ele excitado ele esmagou todas as flores no meu colo que ele me trouxe

***
da pra sentir ele tentando fazer de mim uma puta o que ele nunca vai fazer ele devia desistir disso agora nesse momento da vida dele e simplesmente a ruina para qualquer mulher e sem nenhuma satisfacao fingindo gostar ate ele gozar e ai resolvo eu mesma sozinha e voce fica com a boca palida enfim esta feito agora de uma vez por todas com todo o falatorio do mundo que esse povo faz e so a primeira vez depois e so aquela mesma coisa de fazer e nao pensar mais nisso por que a gente nao pode beijar um homem sem ter que ir e casar com ele antes a gente as vezes tem tanta vontade quando voce se sente assim tao bom no corpo todo voce nao consegue evitar eu queria que algum homem qualquer me pegasse quando ele esta junto e me beijasse sem ele me largar nao existe nada como um beijo comprido e quente ate a alma quase te paralisa depois eu odeio aquela confissao quando eu ainda ia procurar o padre Corrigan ele me tocou padre e dai se tocou onde e eu disse no banco do canal que nem uma boba mas em que partes de sua pessoa minha crianca na perna por tras bem pra cima por acaso sim bem alto por acaso tera sido onde voce se senta sim O meu Deus sera que nao dava pra ele dizer bunda de uma vez e acabar logo com isso o que e que isso tudo tem a ver e por acaso voce seja la como ele dizia eu nao lembro nao padre

***

cacilda como e tarde imagino que eles devem estar acabando de levantar na china agora ajeitando as trancinhas pra encarar o dia logo as freiras vao estar batendo o angelus elas nao tem ninguem chegando pra estragar o sono delas a nao ser um ou outro padre de vez em quando pro oficio noturno ou o despertador do vizinho quando o galo canta estourando os miolos deixa ver se eu consigo pegar no sono 1 2 3 4 5 que tipo de flor sao aquelas que eles inventaram que nem as estrelas o papel de parede na rua Lombard era bem mais bonito o avental que ele me deu era parecido com isso ou alguma coisa assim so que eu so usei duas vezes melhor diminuir a luz e tentar de novo pra eu poder levantar cedo eu vou passar na venda de frutas do Lamb la junto do Findlater e pedir pra eles mandarem umas flores pra gente colocar por aqui caso ele traga o professor pra casa amanha hoje quer dizer nao nao sextafeira dia de azar primeiro eu quero dar um jeito na casa parece que o po nasce nas coisas de algum jeito acho que e quando eu estou dormindo ai a gente pode tocar e cantar e fumar cigarro e eu posso acompanhar ele primeiro eu tenho que limpar as teclas do piano com leite o que e que eu vou usar sera que eu uso uma rosa branca ou aqueles bolinhos chiques da lipton eu adoro o cheiro de uma loja grande grafina custa 7 e 1/2 p a lb ou aqueles outros com cereja dentro e acucar corderrosa a 11 p umas duas lbs desses uma bela planta pra por no meio da mesa isso eu consigo mais barato no espera onde e que fica eu vi nao faz muito tempo eu adoro flor eu ia adorar entupir a casa toda de rosa Deus do ceu nao tem nada como a natureza as montanhas selvagens e ai o mar e as ondas rolando e ai o interior lindo com os campos de aveia e de trigo e todo tipo de coisa e todo aquele gado bonito andando de um lado pro outro isso era de fazer bem pro coracao so de ver os rios os lagos e as flores e tudo quanto e tipo de formas e cheiros e cores saltando ate das fossas primulas e violetas e a natureza e por mais que eles digam que nao existe Deus eu nao dou dez merreis de mel coado por toda a sabedoria deles por que eles nao vao e criam alguma coisa eu sempre perguntei pra ele os ateus ou sei la que nome que eles se dao vao la tirar as cracas primeiro depois saem berrando atras do padre e eles la morrendo e por que ora porque eles tem medo do inferno por causa da ma consciencia deles ah sim eu conheco bem os tipos quem foi a primeira pessoa no universo antes de existir alguem que fez isso tudo que ah isso eles nao sabem e nem eu entao e isso dava na mesma se eles tentassem impedir o sol de nascer amanha o sol brilha por voce ele disse no dia em que a gente estava deitado no meio dos rododendros no morro Howth com o terno cinza de tweed e o chapeu de palha no dia em que eu fiz ele me pedir em casamento sim primeiro eu dei pra ele um pouco do bolo de gergelim que estava na minha boca e era ano bissexto que nem agora ha dezesseis anos atras meu Deus depois daquele beijo comprido eu quase perdi o folego sim ele disse que eu era uma flor da montanha sim entao nos somos flores todas o corpo de uma mulher sim essa foi uma bela verdade que ele disse na vida e o sol brilha por voce hoje sim foi por isso que eu gostei dele porque eu vi que ele entendia ou sentia o que uma mulher e e eu soube que ia poder sempre passar a perna nele e eu dei todo o prazer que eu pude pra ele aticando ele ate ele pedir pra eu dizer sim e eu nao queria responder primeiro so olhei pra longe por cima do mar e o ceu eu estava pensando em tantas coisas que ele nao sabia no Mulvey e no senhor Stanhope e na Hester e no pai e o velho capitao Groves e nos marinheiros brincando de lenço atrás e simao mandou e tirando água do joelho no porto como eles diziam e no sentinela na frente da casa do governador com a coisa redonda o capacete branco pobre diabo quase tostado e as espanholas rindo com aqueles xales e os pentes altos e os leiloes de manha os gregos e os judeus e os arabes e sabe Deus mais quem de tudo que e canto da europa e a rua duke e o mercado de aves todas cacarejando do lado de fora da Larby Sharon e os burrinhos coitados escorregando meio dormindo e os sujeitos indistintos com as capas dormindo na sombra na escada e as rodas grandes dos carros de boi e o velho castelo com milhares de anos sim e aqueles mouros bonitos todos de branco e com uns turbantes que nem reis pedindo pra gente sentar na lojinha minuscula deles e a Ronda com as viuvas velhas das posadas 2 olhos de relance uma gelosia escondida pro amante dela beijar o ferro e as lojas de vinho meio abertas de noite e as castanholas e a noite que a gente perdeu o barco em Algeciras o vigia tranquilo de um lado pro outro com a lampada e ah a terrivel torrente profunda ah e o mar o mar carmim as vezes que nem fogo e os poentes esplendorosos e as figueiras nos jardins de Alameda sim e todas aquelas ruelas esquisitas e as casas rosas e azuis e amarelas e os roseirais e os jasmins e os geranios e os cactos e Gibraltar eu menina onde eu era uma Flor da montanha sim quando eu pus a rosa no cabelo como as meninas andalusas faziam ou sera que eu devo usar uma vermelha sim e como ele me beijou no pe do muro mourisco e eu pensei tanto faz ele quanto outro e ai eu pedi com os olhos pra ele pedir de novo sim e ai ele me pediu se eu sim diria sim minha flor da montanha e primeiro eu passei os bracos em volta dele sim e puxei ele pra baixo pra perto de mim pra ele poder sentir os meus peitos so perfume sim e o coracao dele batia que nem louco e sim eu disse sim aceito Sim.

Trieste – Zurique – Paris

1914-1921


Nenhum comentário: