quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Ítaca [e os textos vão ficando grandes porque eu já vou ficando com saudade.. :-) ]

Que cursos paralelos seguiram Bloom e Stephen ao voltar?

Largando unidos ambos em passo normal de caminhada da praça Beresford eles seguiram na ordem exposta as ruas Gardiner baixa e média e a praça Mountjoy, Oeste: então, em passo reduzido, cada um dobrando à esquerda, a praça Gardiner por uma distração até a esquina mais afastada da rua Temple: então, em passo reduzido com interrupções em que estacavam, seguindo para a direita, rua Temple, Norte, até a praça Hardwicke. Aproximando-se, disparatados, em um passo de caminhada relaxada cruzaram ambos a volta diante da igreja de George em seu diâmetro, sendo a corda em qualquer círculo menor que o arco que delimita.

Sobre o que deliberou o duumvirato durante seu itinerário?

Música, literatura, a Irlanda, Dublin, Paris, amizade, a mulher, prostituição, dieta, a influência da luz a gás ou da luz de lâmpadas de arco ou incandescentes sobre o crescimento de árvores paraheliotrópicas circunstantes, baldes de lixo de emergência ao ar livre da corporação, a igreja católica romana, celibato eclesiástico, a nação irlandesa, a educação jesuíta, carreiras, o estudo da medicina, o dia passado, a maléfica influência do prèssabá, o colapso de Stephen.

Teria Bloom descoberto fatores comuns de similaridade entre suas respectivas semelhantes e dissemelhantes reações à experiência?

Ambos eram sensíveis a impressões artísticas, musicais em preferência a plásticas ou pictóricas. Ambos preferiam um estilo de vida continental a um insular, um local de residência cisatlântico a um transatlântico. Ambos obdurados por precoce treinamento doméstico e por uma herdada tenacidade de resistência heterodoxa professavam sua descrença em várias doutrinas religiosas ortodoxas, nacionais, sociais e éticas. Ambos admitiam a alternadamente estimulante e obtundente influência do magnetismo heterossexual.

Por acaso eram divergentes em alguns pontos seus pontos de vista?

Stephen dissentia abertamente das opiniões de Bloom sobre a importância da autoajuda dietética e cívica enquanto que Bloom dissentia tacitamente das opiniões de Stephen sobre a eterna afirmação do espírito do homem na literatura. Bloom aquiescia implicitamente com a retificação de Stephen do anacronismo envolvido em se atribuir a data da conversão da ação irlandesa à cristandade do druidismo por Patrício filho de Calpornus, filho de Pórcio, filho de Odyssus, enviado pelo papa Celestino I no ano de 432 no reinado de Leary ao ano 260 ou próximo dele no reino de Cormac MacArt († 266 A.D.), afogado pela imperfeita deglutição de alimento em Sletty e inumado em Rossnaree. O colapso que Bloom atribuía a inanição gástrica e certos compostos químicos de variados graus de adulteração e força alcoólica, acelerado por esforço mental e pela velocidade do acelerado movimento circular em uma atmosfera relaxante, Stephen atribuía à reaparição de uma nuvem matutina (percebida por ambos de dois diferentes pontos de observação, Sandycove e Dublin) de início de tamanho equivalente ao de uma mão de mulher.

Havia um ponto em que suas opiniões fossem idênticas e negativas?

A influência da luz a gás ou elétrica no crescimento de árvores paraheliotrópicas circunstantes.

Teria Bloom discutido assuntos semelhantes durante perambulações noturnas no passado?

Em 1884 com Owen Golberg e Cecil Turnbull à noite em vias públicas entre a avenida Longwood e a esquina Leonard e a esquina Leonard e a rua Synge e a rua Synge e a avenida Bloomsfield. Em 1885 com Percy Apjohns algumas vezes ao entardecer, reclinados contra o muro entre a villa Gibraltar e a casa Bloomsfield em Crumlin, baronato de Uppercross. Em 1886 ocasionalmente com conhecidos casuais e com compradores em potencial ao pé da porta, em salas de visitas, em vagões de terceira classe de linhas férreas suburbanas. Em 1888 com freqüência com o major Brian Tweedy e sua filha a senhorita Marion Tweedy, juntos e separadamente no salão da casa de Matthew Dillon em Roundtown. Uma vez em 1892 e uma vez em 1893 com Julius (Juda) Mastiansky, em ambas as ocasiões na sala da casa dele (Bloom) na rua Lombard, Oeste.

Sobre o que a respeito da seqüência irregular de datas 1884, 1885, 1886, 1888, 1892, 1893, 1904 refletiu Bloom antes da chegada deles a seu destino?

Ele refletiu que a progressiva extensão do campo do desenvolvimento e da experiência individuais era regressivamente acompanhada por uma restrição do domínio correlato das relações interindividuais.

De que maneiras por exemplo?

Da inexistência à existência ele veio a muitos e como um foi recebido: existência com existência ele estava com qualquer como qualquer com qualquer: da existência à nãoexistência passado ele seria por todos como nenhum percebido.

Que ação realizou Bloom na chegada deles a seu destino?

Nos degraus da porta do 4º. Dos equidiferentes números ímpares, o número 7 da rua Eccles, ele inseriu sua mão mecanicamente no bolso de trás de suas calças para obter sua chave.

Ela estava lá?

Estava no bolso correspondente das calças que ele usara no dia anterior ao anterior.

Por que ele ficou duplamente irritado?

Porque havia esquecido e porque se lembrava de ter se lembrado duas vezes de não esquecer.

Quais eram então as alternativas diante do, premeditadamente (respectivamente) e inadvertidamente, deschaveado par?

Entrar ou não entrar. Bater ou não bater.

A decisão de Bloom?

Um estratagema. Apoiando os pés no muro anão, ele escalou as grades da área, comprimiu seu chapéu na cabeça, agarrou dois pontos da mais baixa união entre barras e travessas, abaixou seu corpo gradualmente por seu comprimento de um metro e setenta e seis centímetros para cerca de oitenta e seis centímetros do piso da área e permitiu que seu corpo se movesse livremente no espaço separando-se da grade e se agachando em preparação ao impacto da queda.

Ele caiu?

Pelo peso conhecido de seu corpo de setenta quilos e setecentos e oitenta gramas em medida convertida ao sistema métrico, conforme certificado pela máquina graduada de autopesagem periódica no estabelecimento de Francis Froedman, químico farmacêutico do número 19 da rua Frederick, Norte, na última festa da ascenção, a saber, o dècimossegundo dia de maio do ano bissexto de um mil novecentos e quatro da era cristã (era judaica cinco mil seiscentos e sessentequatro, era maometana um mil trezentos e vintedois), número de ouro 5, epacta 13, ciclo solar nove, letras dominicais C B, indicção romana 2, período Juliano 6617, MCMIV.

Ele se levantou sem ferimentos por concussão?

Readquirindo novo equilíbrio estável ele se levantou sem ferimentos conquanto concutido pelo impacto, ergueu a tranca da porta da área pela aplicação de força em sua flange livremente móvel e por alavanca de primeiro tipo exercida em seu fulcro, ganhou acesso retardado à cozinha através das dependências de empregada subadjacentes, igniu um fósforo lucífero por fricção, liberou gás de carvão inflamável girando a manopla, acendeu uma chama alta que, por regulagem, reduziu a quiescente incandescência e acendeu finalmente uma vela portátil.

Que discreta sucessão de imagens percebeu Stephen entrementes?

Reclinado contra as grades da área ele percebeu através dos transparentes vidros da cozinha um homem regulando uma chama de gás de 14 CP, um homem acendendo uma vela de 1 CP, um homem removendo uma de cada vez suas duas botas, um homem deixando a cozinha segurando uma vela.

E o homem reapareceu alhures?

Depois de um lapso de quatro minutos o cintilar de sua vela era discernível através da semicircular abertura semitransparente de vidro sobre a porta de entrada. A porta de entrada girou gradualmente em suas dobradiças. No espaço aberto do limiar o homem reapareceu sem seu chapéu, com sua vela.

Stephen obedeceu a seu sinal?

Sim, entrando suavemente, ele ajudou a fechar e passar a corrente na porta e seguiu suavemente ao longo do vestíbulo as costas do homem e seus pés valgos e vela acesa passando por uma fissura iluminada de uma porta à esquerda e cuidadosamente por uma escadaria em roda de mais de cinco degraus para a cozinha da casa de Bloom.

O que Bloom fez?

Ele extinguiu a vela por uma breve expiração de alento sobre sua chama, puxou duas cadeiras de pechincha com assentos de colher para a pedralareira, uma para Stephen com as costas para a janela da área, a outra para si próprio quando necessário, ajoelhou-se em um joelho, compôs na trempe uma pira de palitos entrecruzados de pontas enresinadas e vários papéis coloridos e polígonos irregulares do melhor carvão Abram a vinteum shillings a tonelada do depósito dos senhores Flower e M´Donald da rua D’Olier, número 14, acendeu-a em três pontos que se projetavam do papel com um fósforo lucífero incendido, libertando assim a energia potencial contida no combustível ao permitir que seus elementos de carbono e hidrogênio entrassem em livre união com o oxigênio do ar.

Em que semelhantes aparições pensava Stephen?

Em outros em outros lugares em outros momentos que, ajoelhando-se em um joelho ou dois, acenderam fogos para ele, no Irmão Michael na enfermaria da universidade da Sociedade de Jesus em Clongowes Wood, Sallins, no condado Kildare: em seu pai, Simon Dedalus, em um aposento desmobiliado de sua primeira residência em Dublin, o número treze da rua Fitzgibbon: em sua madrinha a senhorita Kate Morkan na casa de sua irmã moribunda a senhorita Julia Morkan no número 15 de Usher’s Island: em sua tia Sara, esposa de Richie (Richard) Goulding, na cozinha de seus aposentos na rua Clanbrassil, número 62: em sua mãe Mary, esposa de Simon Dedalus, na cozinha do número doze na rua North Richmond na manhã do dia da festa de são Francisco Xavier em 1898: no deão de estudos, Padre Butt, no auditório de física do University College, número 16, Stephen´s Green, Norte: em sua irmã Dilly (Delia) na casa de seu pai em Cabra.

***

O que seus membros, quando gradualmente estendidos, encontraram?

Roupa de cama nova e limpa, odores adicionais, a presença de uma forma humana, feminina, a dela, a marca de uma forma humana, masculina, não a dele, algumas migalhas, alguns flocos de carne em conserva, requentada, que ele removeu.

Se ele tivesse sorrido por que teria sorrido?

Para refletir que cada um que entra imagina ser o primeiro a entrar enquanto é sempre o último termo de uma série precedente mesmo sendo o primeiro termo de uma outra subseqüente, cada um imaginando ser primeiro, último, único e só enquanto que não é nem primeiro nem último nem único nem só em um série que se origina e se repete no infinito.

Que série precedente?

Tomando Mulvey como o primeiro termo da série dele, Penrose, Bartell d’Arcy, o professor Goodwin, Julius Mastiansky, John Henry Menton, o padre Bernard Corrigan, um fazendeiro na exibição de cavalos da Royal Dublin Society, Verme O’Reilly, Matthew Dillon, Valentine Blake Dillon (lorde prefeito de Dublin), Christopher Callinan, Lenehan, um tocador de realejo italiano, um cavalheiro desconhecido no teatro Gaiety, Benjamin Dollard, Simon Dedalus, Andrew (Pudindecana) Burke, Joseph Cuffe, Wisdom Hely, o conselheiro John Cooper, o doutor Fancis Brady, o padre Sebastian do Monte Argus, um engraxate no Escritório Geral do Correio, Hugh E. (Rojão) Boylan e assim cada um e assim por diante até termo final nenhum.

Quais foram suas reflexões a respeito do último membro dessa série e mais recente ocupante da cama?

Reflexões sobre seu vigor (uma besta), proporções corporais (que bastam), habilidade comercial (um besta), impressionabilidade (um bosta).

Por que para o observador impressionabilidade em adição a vigor, proporção corporal e habilidade comercial?

Porque ele havia observado com freqüência crescente nos membros precedentes da mesma série a mesma concupiscência, imflamadamente transmitida, primeiro com alarme, depois com compreensão, depois com desejo, finalmente com fadiga, com sintomas alternados de compreensão e apreensão epicenas.

Por quais sentimentos antagonísticos foram afetadas suas reflexões subseqüentes?

Inveja, ciúme, renúncia, equanimidade.

Inveja?

De um organismo masculino corpóreo e mental especialmente adaptado para a superincumbente postura na enérgica cópula humana e no enérgico movimento de pistão e cilindro necessário à satisfação de uma constante mas não aguda concupiscência residente em um organismo feminino corpóreo e mental, passivo mas não obtuso.

Ciúme?

Porque uma natureza livre e volátil em estado livre, era alternadamente o agente e o reagente da atração. Porque a atração entre agente(s) e reagente(s) variava a todo instante, com proporção inversa de acréscimo e decréscimo, com incessante extensão circular e reentrância radial. Porque a contemplação controlada da flutuação da atração produzia, se desejado, uma flutuação do prazer.

Renúncia?

Em virtude de a) conhecimento travado em setembro de 1903 no estabelecimento de George Mesias, alfaite de corte e costura, cais Éden, 5, b) hospitalidade estendida e recebida em grau, retribuída e reapropriada em pessoa, c) juventude comparativa sujeita a impulsos de ambição e magnanimidade, altruísmo de camaradagem e egoísmo amoroso, d) atração extrarracial, inibição intrarracial, prerrogativa suprarracial, e) uma iminente turnê musical provincial, despesas comuns compartilhadas, lucros líquidos divididos.

Equanimidade?

Como tão natural quanto outro qualquer um ato e todo ato natural de uma natureza expressa ou compreendida executado na naturada natureza por criaturas naturais de acordo com a natureza naturada dele, dela e deles, de dissimilar similaridade. Como não tão calamitoso como a aniquilação cataclísmica do planeta em conseqüência de uma colisão com um sol escuro. Como menos represensível que roubo, assaltos nas estradas, crueldade com crianças e animais, obter dinheiro por argumentos falaciosos, falsificação, apropriação indébita, desvio de dinheiro público, traição da confiança pública, fingir-se de incapaz, mutilação com finalidade de escapar ao exército, corrupção de menores, calúnia criminosa, chantagem, desrespeito ao tribunal, vandalismo, perfídia, felonia, motim em alto mar, invasão, furto, fuga da cadeia, prática de vício contra a natureza, deserção das forças armadas no campo de batalha, perjúrio, emboscada, usura, conluio com os inimigos do rei, falsidade ideológica, ataque criminoso, chacina, assassinato doloso e premeditado. Como não mais anormal que todos os outros processos paralelos de adaptação a condições alteradas de existência, resultantes em um equilíbrio recíproco entre o organismo corpóreo e suas circunstâncias imediatas, alimentos, bebidas, hábitos adquiridos, inclinações toleradas, doença significativa. Como mais que inevitável, irreparável.

Por que mais renúncia que ciúme, menos inveja que equanimidade?

De ultraje (matrimônio) a ultraje (adultério) surgia nada que não ultraje (copulação) no entanto o violador matrimonial da matrimonialmente violada não havia sido ultrajado pelo violador adúltero da violada adulteramente.

Que retribuição, se alguma houvesse?

Assassínio, jamais, pois que dois males não perfaziam um bem. Duelo por combate, não. Divórcio, não agora. Exposição por artifício mecânico (cama automática) ou testemunho individual (testemunhas oculares ocultas), ainda não. Processo por danos por influência legal ou simulação de ataque com evidência de ferimentos sofridos (autoinflingidos), não impossivelmente. Comprar a calma por influência moral, possivelmente. Se alguma houvesse, absolutamente, cumplicidade, introdução de emulação (material, uma próspera agência de publicidade rival: moral, um bem sucedido agente rival de intimidade), depreciação, alienação, humilhação, separação, protegendo o que se separou do outro, protegendo de ambos o separador.

Com que reflexões justificou ele, consciente reagente contra o vácuo da incerteza, para si próprio seus sentimentos?

A preordenada frangibilidade do hímen: a pressuposta intangibilidade da coisa em si mesma: a incongruidade e a desproporção entre a tensão autoprolongante da coisa que se propõe por fazer e o relaxamento autoabreviante da coisa feita: a falaciosamente inferida debilidade feminina: a musculosidade do macho: as variações de códigos éticos: a natural transição gramatical por inversão sem envolver alteração de sentido de uma proposição no pretérito aoristo (analisada como sujeito masculino, verbo dissilábico transitivo direto, indireto e intransitivo tabuizado com objeto feminino pronominalizado) da voz passiva para sua proposição correlativa no pretérito aoristo (analisada como sujeito feminino, verbo auxiliar e particípio passado trissilábico no feminino com agente masculino complementar) na voz passiva: a continuada produção de seminadores por geração: o contínuo produzir de sêmen por destilação: a futilidade de triunfo ou protesto ou vindicação: a inanidade da alabada virtude: a letargia da matéria insciente: a apatia das estrelas.

Em que última satisfação convergiam esses sentimentos e reflexões antagônicos, reduzidos a suas formas mais simples?

Satisfação diante da ubiqüidade nos hemisférios terrestre oriental e ocidental, em todas as terras habitáveis e ilhas exploradas ou inexploradas (a terra do sol da meianoite, as ilhas afortunadas, os arquipélagos gregos, a terra da promessa), dos hemisférios adiposos femininos anteriores e posteriores, rescendentes a leite e mel e a calidez excretória sanguínea e seminal, reminiscentes de seculares famílias de curvas de amplitude, insuscetíveis a humores impressionísticos ou a contrariedades expressionísticas, exprimindo muda imutável madura animalidade.

Os sinais visíveis de antessatisfação?

Uma quasereção: uma solícita adversão: uma gradual elevação: uma tentativa revelação: uma silente contemplação.

E então?

Beijou o travo flavo recavo suavo dos melõesbravos dos quadris dela, em cada roliço hemisfério melônio, em seu recavo flavo Sulco, com obscura, prolongada, provocativa melanoflava osculação.

Os sinais visíveis de possatisfação?

Uma silente contemplação: uma tentativa velação: um gradual recolhimento: uma solícita aversão: uma quasereção.

O que se seguiu a essa ação silente?

Sonolenta invocação, menos sonolenta recognição, incipiente excitação, catequética interrogação.

Com que modificações replicou o narrador a essa interrogação?

Negativas: omitiu a menção à correspondência clandestina entre Martha Clifford e Henry Flower, a altercação pública em, dentro de e nas vizinhanças do estabelecimento licenciado de Bernard Kiernan e cia, limitada, rua Little Britain, 8, 9 e 10, a provocação erótica e a resposta a ela causada pelo exibicionismo de Gertrude (Gerty), sobrenome desconhecido. Positivas: incluiu menção a uma apresentação da senhora Bandman Palmer em Leah no teatro Gaiety, rua South King, 46, 47, 48, 49, um convite para jantar no hotel Wynn’s (Murphy’s) rua Abbey baixa, 35, 36 e 37, um volume de tendência pornográfica pecaminosa entitulado Doçuras do pecado, autor anônimo um cavalheiro da sociedade, uma concussão temporária causada por um movimento falsamente calculado no decorrer de uma demonstração ginástica poscenal, sendo a vítima (depois completamente recuperada) Stephen Dedalus, professor e autor, mais velho filho vivo de Simon Dedalus, sem ocupação fixa, uma manobra aeronáutica executada por ele (narrador) em presença de uma testemunha, o professor e autor supracitado, com prontidão de iniciativa e flexibilidade ginástica.

De resto, ficou inalterada por modificações a narração?

Absolutamente.

Que evento ou pessoal emergiu como ponto saliente de sua narração?

Stephen Dedalus, professor e autor.

Que limitações de atividade e inibições de direitos conjugais foram percebidas por ouvinte e narrador a respeito deles próprios no decorrer dessa intermitente e cada vez mais lacônica narração?

Pela ouvinte uma limitação de fertilidade na medida em que o casamento havia sido celebrado 1 mês completo depois do 18º. aniversário de seu nascimento (8 de setembro 1870), i.e., 8 de outubro, e consumado na mesma data com rebento feminino nascido em 15 de junho de 1889, tendo sido antecipadamente consumado no dia 10 de setembro do mesmo ano, e completo intercurso carnal, com ejaculação de sêmen dentro do órgão natural da mulher, tendo ocorrido pela última vez cinco semanas antes, i.e. 27 de novembro de 1983, do nascimento em 29 de dezembro do segundo (e único masculino) rebento, falecido em 9 de janeiro de 1894, aos 11 dias de idade, restando um período de 10 anos, 5 meses e 18 dias durante o qual o intercurso carnal havia sido incompleto, sem ejaculação de sêmen dentro do órgão natural da mulher. Pelo narrador uma limitação de atividade, mental e corporal, na medida em que o completo intercurso mental entre ele e a ouvinte não tivera lugar desde a consumação da puberdade, indicada por hemorragia catamênica, do rebento feminino de narrador e ouvinte, em 15 de setembro de 1903, restando um período de 9 meses e 1 dia durante o qual, em conseqüência de uma preestabelecida compreensão natural da incompreensão entre as fêmeas consumadas (ouvinte e rebento), a completa liberdade corporal de ação havia sido restrita.

Tais como?

Por diversas reiteradas interrogações femininas a respeito da destinação masculina para onde, o lugar onde, a hora em que, a duração pela qual, o objeto com o qual em caso de ausências temporárias, projetadas ou efetuadas.

O que se movia visivelmente sobre os invisíveis pensamentos de ouvinte e narrador?

A reflexão no teto de uma lâmpada e cúpula, uma inconstante série de círculos concêntricos de variadas gradações de luz e sombra.

Em que direções estendiam-se ouvinte e narrador?

Ouvinte, es-sudeste: narrador, nor-noroeste: no 53º. paralelo de latitude, Norte, e no 6º. meridiano de longitude, Oeste: em um ângulo de 45º. Em relação ao equador terrestre.

Em que estado de repouso ou movimento?

Em repouso relativamente a eles mesmos e um em relação ao outro. Em movimento sendo ambos e cada um deles carregado para Oeste, para a frente e para trás respectivamente, pelo perpétuo movimento próprio da terra através de sempremutáveis trilhas de nuncamutável espaço.

Em que postura?

Ouvinte: reclinada semilateralmente, para a esquerda, mão esquerda sob a cabeça, perna direita estendida em uma linha reta e descansando sobre a perna esquerda, fletida, na atitude de Géa-Tellus, completada, recumbente, plena de semente. Narrador: reclinado lateralmente, para a esquerda, com pernas direita e esquerda fletidas, o dedoindicador e o polegar da mão direita descansando na ponte do nariz, na atitude representada em uma fotografia instantânea feita por Percy Apjohn, o meninomem exausto, o homenino no útero.

Útero? Exausto?

Ele repousa. Viajou.

Com?

Simbá dos sete mares e Timbá dos sete tares e Dimbá dos sete dares e Guimbá dos sete gares e Limbá dos sete lares e Bimbá dos sete bares e Pimbá dos sete pares e Himbá dos sete hares e Qüimbá dos sete quares e Rimbá dos sete rares e Zimbá dos sete zares e Jimbá dos sete Kares e Wimbá dos sete fares e Nimbá dos sete Yares e Ximbá dos sete Phthares.

Quando?

Indo a leito escuro havia um quadrado ovo redondo de auco da roca de Simbá dos sete mares na noite do leito de todos os aucos das rocas de escurimbá dos setediasbrilhares.

Onde?

.


Nenhum comentário: