domingo, 11 de novembro de 2007

Eumeu

Preparatoriamente ao que mais fosse o senhor Bloom espanou a maior parcela da serragem e entregou a Stephen o chapéu e o freixo e levantou seu moral geral à moda samaritana ortodoxa do que deveras precisava. Sua (de Stephen) cabeça não estava exatamente o que se poderá chamar de divagando mas um pouco perdida e a seu expresso desejo por uma bebida que se bebesse o senhor Bloom em vista da hora que era e havendo bomba nenhuma de água do Vartry disponível para suas abluções que dirá propósitos ingestivos deu com um expediente ao sugerir, de improviso, as instalações do abrigo do cocheiro, como era dito, a nem uma pedrada de distância perto da ponte Butt onde poderiam dar com alguns potáveis na forma de um leite e soda ou de uma mineral. Mas como chegar lá era o busílis. Pelo momento estava deveras desorientado mas na medida em que o dever claramente lhe impunha tomar providencias sobre o assunto ele ponderou vias e meios adequados durante o que Stephen repetidamente bocejava. Até onde ele podia ver, ele estava bastante pálido em seu rosto de forma que ocorreu-lhe como altamente aconselhável conseguir um meio de transporte de alguma natureza que lhes pudesse prover em sua atual condição, estando ambos azuis, particularmente Stephen, sempre presumindo haver tal coisa à disposição. Consoantemente depois de algumas preliminares tais que escovar-se, a despeito de ter-lhe esquecido apanhar seu algo ensaboado lenço depois de ter-lhe este prestado nobre serviço no front da serragem, caminharam ambos juntos pela rua Beaver ou, mais adequadamente, alameda, até os ferradores e a marcantemente fétida atmosfera dos estábulos dos coches de praça na esquina rua Montgomery onde apontaram seus passos para a direita a partir daquele ponto desembocando na rua Amiens próximos à esquina da loja de Dan Bergin. Mas como ele confidente previra não havia um só sinal de um faetonte buscando corrida em lugar algum que se visse a não ser por um veículo de quatro rodas, provavelmente já tomado por alguns sujeitos lá dentro na fuzarca, na frente do hotel North Star e não houve sintomas de ele se arrastar um terço de centímetro quando o senhor Bloom, que era tudo menos um assoviador profissional, intentou invocá-lo emitindo uma sorte de apito, mantendo os braços arqueados por sobre a cabeça, duas vezes.

Era um impasse mas, trazendo o sensocomum para enfrentá-lo, evidentemente não havia o que se fizesse que não olhar a situação com um sorriso e pôr-se a caminho o que consoantemente fizeram. Assim, roçando a loja de Mullet e a assim chamada Signal House que logo alcançaram, prosseguiram necessariamente na direção do terminal de trens da rua Amiens, estando o senhor Bloom lastreado pela circunstância de que um dos botões de trás de suas calças havia, para variar o veterano anexim, descido perna abaixo embora, assumindo plenamente o espírito da coisa, ele heroicamente fizesse pouco do infortúnio. Assim, como nenhum deles estava particularmente pressionado por horários, como calhava, e refrescada a temperatura já que havia clareado depois da recente visita de Jupiter Pluvius, eles encetaram caminho até além de onde o veículo vazio esperava sem passageiro ou cocheiro. Como então calhou, um espalhareia da companhia Unida de Bondes de Dublin calhava estar retornando e o homem de mais idade narrou a seu companheiro à propos do incidente seu próprio miraculoso escape de algum pouco tempo atrás. Eles passaram pela entrada da estação de trem Great Northern, o ponto de partida para Belfast, onde é claro estava já suspenso todo o tráfego naquela hora avançada e passando a porta dos fundos da morgue (localidade não muito empolgante, para não dizer mórbida a um certo grau, mais especialmente à noite) finalmente atingiram a taverna Dock e em seu tempo devido dobraram na rua Store, famosa por sua delegacia de polícia da divisão C. Entre este lugar e as altos e presentemente apagados armazéns da praça Beresford Stephen pensou em pensar em Ibsen, associado em sua mente a Baird o entalhador de alguma forma na praça Talbot, primeiro dobrando à direita, enquanto o outro que agia como seu fidus Achates inalava com interna satisfação o aroma da urbana padaria de James Rourke, situada bastante próxima de onde se encontravam, o odor deveras palatabilíssimo de pão nosso de cada dia, de todas as mercadorias públicas a mais indispensável e primária. Pão, o sustentáculo da vida, ganhe seu pão, ah, diga-me onde haverá pão de qualidade, no padeiro Rourke, dizia-se.


***

Ele virou um longo olhar você está errado para Stephen de timorato orgulho obscuro com a branda increpação com um olhar também de solicitação pois ele parecia deduzir de certa forma que não era tudo exatamente.

Ex quibus, Stephen resmungou com um tom descompromissado, com seus dois ou quatro olhos em intercâmbio, Christus ou Bloom é seu nome ou no fim de contas qualquer outro, secundum carnem.

– Lógico, o senhor B. continuou, estipulando, você tem de olhar para os dois lados da questão. É difícil estabelecer qualquer regra rígida e intransponível de certo e errado mas espaço para melhorias por toda parte certamente existe embora cada país, como dizem, incluído nosso próprio e desgraçado, tenha o governo que merece. Mas com um pouco de boavontade espalhada. Fica muitíssimo bem se vangloriar de uma mútua superioridade mas por que não mútua igualdade. Me desagradam a violência e a intolerância sob qualquer forma ou aspecto. Nunca chega a nada nem pára coisa alguma. Uma revolução tem de vir no devido plano por prestações. É um absurdo patente em face disso odiar as pessoas porque vivem na outra esquina e falam outro vernáculo, na casa ao lado por assim dizer.

– A memorável e sangrenta batalha da ponte e a guerra de sete minutos, entre o beco Skinner e o mercado Ormond.

Sim, o senhor Bloom concordava integralmente, inteiramente endossando o comentário, que estava estonteantemente correto. E o mundo todo estava cheio de coisas assim.

– Você acaba de tirar as palavras da minha boca, ele disse. Um hócus pócus de provas que se contradizem que com toda a candura não se poderia nem remotamente....

Todas aquelas tristes querelas, em sua humilde opinião, mexendo com o sangue ruim das pessoas, vindas de alguma bossa de combatividade ou alguma espécie de glândula, erroneamente supondo-se tratar de alguma questiúncula de honra e de uma bandeira, eram em grandisíssima medida uma questão do dinheiro em questão o que estava por trás de tudo cobiça e inveja, já que as pessoas nunca sabem quando parar.

– Eles acusam, comentou ele audivelmente.

Ele se desviou dos outros que provavelmente e falou mais perto de, para que os outros caso eles.

– Os judeus, ele brandamente confidenciou em um aparte ao pé do ouvido de Stephen, são acusados de arruinar. Nem um só vestígio de verdade nisso tudo, eu posso dizer com segurança. A história, caso você fique surpreso por saber, prova cabalmente que a Espanha decaiu quando a inquisição acuou os judeus e os expulsou e a Inglaterra prosperou quando Cromwell, um tratante incomumente hábil que em outros assuntos tem muito por que responder, importou-os. Por quê? Porque eles são imbuídos do espírito adequado. São pragmáticos e provaram sê-lo. Eu não quero me estender quanto a isso porque você conhece as obras de referência e sendo ortodoxo como é. Mas no domínio, sem menção à religião, econômico o sacerdote significa pobreza. De novo a Espanha, você viu na guerra, comparada com a objetiva América. Os turcos. Está no dogma. Porque se eles não acreditassem que vão direto para o céu quando morrerem eles tentariam viver melhor, pelo menos é o que eu acho. Esse é o truquezinho com que as paróquias colhem tempestade com propósitos falsos. Eu sou, ele retomou com força dramática, um irlandês tão bom quanto aquela pessoa rude de que eu lhe falei no princípio e quero ver todos eles, concluía ele, todo os credos e raças pro rata com uma confortável renda de bontamanho de ₤300 por ano. Essa é a questão vital em discussão e é factível e provocaria relações mais amigáveis entre homens e homens. Pelo menos é essa a minha idéia, boa ou má. Eu chamo isso de patriotismo. Ubi patria, como nós aprendemos uns fumos nos nossos dias clássicos em Alma mater, vita bene. Onde você pode viver bem, é o sentido, se trabalhar.

***

– O que era que eu estava dizendo? Ah, é! Minha esposa, ele compartiu, mergulhando in medias res, teria um imenso prazer em travar conhecimento com você já que é apaixonadamente ligada a todo tipo de música.

Olhava de lado de modo amistoso para o lado do rosto de Stephen, a imagem e semelhança de sua mãe, o que não era exatamente a mesma coisa que o tipo bonito traiçoeiro de sempre que elas inquestionavelmente procuravam de forma insaciável já que ele talvez não fosse feito desse jeito.

Ainda assim supondo que ele tivesse os dons de seu pai como ele mais que suspeitava, isso abria novos panoramas em sua cabeça tais como as indústrias irlandesas de Lady Fingall, concerto na segundafeira anterior, e a aristocracia em geral.

Belíssimas variações ele estava agora descrevendo sobre uma ária Juventude tem seu fim de Jans Pieter Sweelinck, um holandês de Amsterdam, de onde vêm as vacas. Mais ainda ele apreciava uma velha canção alemã de Johannes Jeep sobre o mar claro e as vozes das sereias, doces assassinas de homens, que confundiu um pouco Bloom:

Von der Sirenen Listigkeit

Tun die Poeten dichten

Esses primeiros compassos ele cantou e traduziu ex tempore. Bloom, acenando com a cabeça, disse que entendia perfeitamente e lhe implorou que prosseguisse de toda forma o que ele fez.


Uma voz de tenor fenomenalmente bela como aquela, a mais rara das bênçãos, que Bloom admirou desde a primeira nota que ele emitiu, podia com facilidade, se administrada de maneira adequada por alguma autoridade em produção vocal como Barraclough e sendo capaz de ler música de quebra, pedir o preço que quisesse onde havia barítonos a um penny a dezena e garantir a seu afortunado dono no futuro próximo uma entrée em casas elegantes nos melhores bairros residenciais de magnatas financeiros de um grande elenco de negócios e gente da nobreza onde com seu grau universitário de B. A. (uma imensa propaganda a sua maneira) e seus modos cavalheirescos para com todos influenciando ainda mais a boa impressão ele infalivelmente faria um sucesso singular, sendo abençoado com um cérebro que também podia ser empregado para este propósito e com outros requisitos, se alguém cuidasse direito de suas roupas de modo a melhor cavar seu espaço em suas doces mercês já que ele, um jovem noviço nas delicadezas sartoriais da sociedade, mal compreendia como uma coisa pequena como essa pudesse militar contra alguém. Era na verdade apenas uma questão de meses e ele podia antevê-lo participando de suas conversaziones musicais e artísticas durante as festividades da estação natalina, de preferência, causando um leve tremor nos pombais do sexo frágil e sendo tratado como rei pelas senhoras à caça de sensações, casos quetais, como ele por acaso sabia, já tendo sido registrados – na verdade, sem entregar tudo, ele mesmo em um belo dia do passado, se tivesse se dado ao trabalho, podia facilmente ter. A isso se acresceria é claro o emolumento pecuniário de forma alguma desprezível, andando de mãos dadas com as taxas de seu agenciamento. Não, ele abriu um parêntese, que em nome do lucro imundo ele tivesse necessariamente de abraçar o palco lírico como sua estrada da vida por qualquer grande período. Mas um passo na direção exigida estava além de meros sim ou não e tanto monetariamente quanto mentalmente continha reflexão nenhuma sobre sua dignidade de forma alguma e sempre vinha singularmente a calhar receber um cheque em um momento muinecessitado quando cada pouquinho ajudava. Além disso, embora os gostos ultimamente tivessem se deteriorado em certa medida, música original como aquela, diferente do ramerrão convencional, teria rapidamente grande voga já que seria decididamente uma novidade para o mundo musical de Dublin depois da usual rodada burocrática de solos detenores empurrada em um público de disposto a confiar em tudo por Ivan St Austell e Hilton St Just e seu genus omne. Sim, sem a menor sombra de dúvida ele podia, com todas as cartas na mão e ele tinha uma oportunidade capital de fazer seu nome e ganhar um lugar elevado na estima da cidade de onde podia pedir o que quisesse e, reservando adiantado, dar um grandioso concerto para os patronos da casa da rua King, tendo alguém que lhe desse apoio, se um outro estivesse surgindo para chutá-lo escada acima, por assim dizer, um se bem grande no entanto, com algum ímpeto do tipo seguemfrente para obviar a inevitável procrastinação que freqüentemente derrubava um príncipe dos bons sujeitos demasiadamente celebrado. E isso não implicava uma palha de desvio da outra coisa já que, sendo seu próprio patrão, ele teria montes de tempo para praticar a literatura em seus momentos vagos quando desejoso de fazê-lo sem que isso conflitasse com sua carreira vocal ou contivesse qualquer coisa de derrogatória que fosse já que era um assunto todo seu. Na verdade, ele tinha a faca e o queijo na mão e esta era precisamente a razão por que o outro, possuidor de um nariz muito aguçado para cheirar algo errado de qualquer espécie, aferrava-se a ele de todo.

O cavalo estava justo então. E mais tarde em uma oportunidade propícia ele propôs (Bloom propôs), sem de maneira alguma meter a colher em sua vida provada segundo o princípio de que os tolos pisam onde os anjos, aconselhando-o a romper seus laços com um certo clínico pomposo que, ele percebeu, tinha tendência de fazer pouco dele e mesmo com algum pretexto hilário quando em sua ausência, deprecá-lo, ou como quer que você prefira chamar a isso o que na humilde opinião de Bloom projetava uma pérfida sombra naquela faceta do caráter de uma pessoa, sem trocadilhos.

O cavalo tendo chegado ao fim de sua linha, por assim dizer, parou e, erguendo alta uma orgulhosa cauda emplumada, depositou sua quota deixando cair no chão que a escova iria em breve escovar e polir, três fumarentos globos de bosta. Lentamente três vezes, uma depois da outra, de um lombo cheio ele estercou. E cortesmente seu condutor aguardou até que ele (ou ela) tivesse terminado, paciente em seu carro alfanjado.

Lado a lado Bloom, aproveitando-se do contretemps, com Stephen passaram pelo espaço entre as correntes, divididos pelo poste, e, passando sobre uma trilha de esterco, atravessaram na direção da rua Gardiner de baixo, Stephen cantando mais atrevidamente, mas não alto, o fim da balada.

Und alle Schiffe brücken

O condutor jamais soltou uma só palavra, boa, má ou indiferente, mas meramente observou as duas figuras, sentado em seu carro de fundo baixo, ambas negras, uma cheia, uma pouca, caminharem para a ponte da estrada de ferro, para serem casadas pelo padre Maher. Enquantto caminhavam elas por vezes paravam e caminhavam novamente continuando seu tête à tête (de que, é claro, ele estava completamente excluído) sobre sereias, inimigas da razão do homem, misturadas com uma série de outros tópicos da mesma categoria, usurpadores, casos históricos do gênero enquanto o homem no carro varredor ou você bem podia chamá-lo de carro dormitório que de um jeito ou de outro não podia ouvir porque eles estavam longe demais simplesmente estava sentado em seu assento perto do fim da rua Gardiner de baixo e cuidava do carro de fundo baixo dos dois.

Nenhum comentário: